quarta-feira, 2 de março de 2011

EVOLUÇÃO DO CORPO FEMININO

Linha do tempo
Na Idade Média, mulheres com seios fartos e quadril largo eram o ideal de beleza. Mas o corpo feminino dos sonhos mudou muito de lá para cá. Veja a transformação:

Século VIII
barriga, sim! Quanto mais barriguda, mais bonita. Valia até colocar enchimento sob a roupa. O ventre saliente estava relacionado à gravidez imaculada da Virgem Maria.

Século XV
gordinha sexy
No Renascimento, as gordinhas eram as mais belas. Ser rechonchuda era sinônimo de saúde. Fator essencial, já que a peste negra eliminou quase dois terços da população.

Século XVII
cinturinha de pilão
A partir do Barroco, a cintura, o maior objeto de desejo, foi afinando cada vez mais à custa de espartilho. No fim do século XIX, o corpo perfeito tinha cintura de 40 centímetros.

Século XX
peito achatado
A emancipação feminina pôs fim aos espartilhos. Corpo bonito tinha de ter silhuetas cilíndricas. As mulheres enrolavam faixas sob a roupa para achatar seios e quadris.

Anos 40
masculinizada
A Segunda Guerra Mundial exigiu a força do trabalho feminino e a moda era ter formas mais masculinas. Destaque para os ombros largos, como os da atriz Joan Crawford.

Em 1947
forma voluptuosa
O lançamento da coleção do estilista Christian Dior é uma espécie de celebração à vida depois dos horrores da guerra. A cintura afina e os peitos aparecem bem à la Marilyn Monroe.

Anos 60
muito magra
A magreza da modelo Twiggy torna-se o ideal desejado pelas mulheres. Com o movimento hippie, também passa a ser padrão ter um corpo sem curvas e com os seios pequenos.

Anos 80
corpo sarado
O corpo musculoso, como o de Madonna, ganha espaço. Com isso, a mulher quer provar que pode enfrentar os homens no mercado de trabalho e defender-se da violência.
Foi-se o tempo em que as mulheres frequentavam a academia para afinar a cintura e modelar as curvas a fim de ficarem mais harmoniosas e sensuais. A tendência atual é ressaltar os músculos, custe o que custar!
Fim dos anos 80
top model
As modelos Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Luiza Brunet trazem de volta a beleza clássica. Além das curvas, a aparência do corpo é saudável.

Início do século XXI
anorexia e silicone
Ser muito magra é lei, por isso os casos de anorexia crescem. Os seios grandes também viram hit. O padrão de beleza é Gisele Bündchen.
Em 2010 puro músculo
Como se viu na avenida, durante o último desfile de carnaval, as mulheres, ao estilo das dançarinas Adriana Bombom e Gracyanne Barbosa, se tornam sensação.

Um comentário:

Cris disse...

Olá, sou a Cristiane, sou de Belo Horizonte, tenho 22 anos, me identifiquei demais com a sua história! POR FAVOR, poste pelo menos uma vez por semana aqui, coloque fotos do seu corpo...
Eu estou malhando a 6 meses e já tenho resultados, não na velocidade que eu queria, mas to indo bem! Bom é isso, favoritei seu blog para acompanha-lo